sexta-feira, 18 de julho de 2008

E pode? Irmão e sobrinho de prefeito pedem registro de candidatura

Charles Gutembergue Farias de Moraes, irmão do prefeito Cleóstenes Farias do Vale e Laércio Gutembergue Farias do Vale Calderaro, sobrinho do prefeito, ambos citados na denúncia do ministério público no escândalo das “lagartas” requereram à Justiça Eleitoral o registro de candidatura ao cargo de vereador.

Ocorre que a Constituição Federal proíbe expressamente a candidatura de irmãos de prefeitos em eleições no mesmo pleito. Talvez Farias e sua família, ou pelo menos quem esteja prestando assessoria jurídica à coligação, acreditam que a constituição brasileira e as leis eleitorais não se aplicam a eles.

O prefeito de Alenquer, seu irmão Charles Gutemberg e o sobrinho Laércio Calderaro agora são réus na ação civil pública por improbidade administrativa movida pelo Ministério Público. Ao deferir a liminar pleiteada pelo órgão ministerial na ação dos Lagartas (funcionários Fantasmas), a Juíza Adenina Moreira da Silva determinou a imediata exoneração de todos os envolvidos, sob pena de multa diária de 1 mil reais por cada “lagarta” que continuar roendo as folhas da prefeitura.

Nenhum comentário: