quarta-feira, 25 de junho de 2008

Alenquer pode sofrer com o preço da carne bovina


O município de Alenquer pode está próximo a sofrer com a carência de carne. Os donos de açougues estão perdendo o poder de compra do boi para os marchantes de fora. Animais que poderiam ser abatidos e consumidos no município de Alenquer estão sendo levados para outros municípios. A razão? O preço pago em outras cidades é mais atrativo para os pecuaristas.

Fazendeiros explicam que a oferta de carne seria maior do que o número de consumidores. Por isso eles preferem vender para outras cidades. "O preço hoje está muito defasado e o pecuarista tem que agüentar o preço baixo", diz Miguel Mota, da associação rural de Alenquer.

Nessa época do ano quase todo o gado que chega ao curral da Associação Rural são para a exportação. A cidade de Santarém é a maior consumidora da carne produzida em Alenquer.

A situação vem preocupando os moradores da cidade que temem a falta do produto na cesta básica. "A perca do preço se dá devido a compra de mercados externos, tipo Manaus e Santarém. As áreas que estão livres da aftosa estão exportando sua carne para onde o valor é maior e estão deixando faltar carne no nosso município", diz o gerente da cooperativa, André Cunha."Se não tiver nenhuma providencia para agüentar esse gado no município a carne vai subir muito e em questões de dois meses, esse será o terceiro aumento", ressalta Oscar Araújo, dono de açougue.

O açougueiro prevê o que a população alenquerense teme que aconteça. "O cliente não está mais agüentando esse preço. Temos que tomar uma atitude para que aumente a venda do boi e o consumidor da cidade também não sofra", diz.

Segundo o gerente da cooperativa o problema não está somente na exportação. O patamar de abate de fêmeas em idade produtiva chegou a chega 68% no ano passado. A tendência é que a reposição falte. A criação vai ser prejudicada", aponta André Cunha.


Fonte: NOTAPAJÒS

Nenhum comentário: