quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A TRISTE REALIDADE MARAJOARA

Para os “sábios” que se intitulam os arautos da verdade e que lamentavelmente ainda permanecem céticos a criação de novas unidades federativas no Brasil, convido-lhes a fazer uma pequena reflexão baseado em números.


Vamos ter como exemplo, o nosso querido Marajó que uma região que até agora, não foi entendida do ponto de vista socioeconômico por parte dos operadores da administração da máquina pública.


Quando falamos no Marajó - que não é uma região tão distante da Capital - não falamos apenas de um cartão postal, mas de uma geografia humana muito complexa que é maior que oito Estados Brasileiros, maior que Portugal. Marajó que acolhe mais de 500 mil habitantes e que ainda agrega bolsões de pobrezas lastimáveis. Para se ter uma idéia, o último levantamento feito pela Justiça eleitoral do Pará apontou que mais de 85% dos adultos mal sabem assinar o nome, ou seja, são analfabetos funcionais.


Agora, se isso, acontece em áreas mais próximas a Belém, imagine em regiões aonde as dificuldades de acesso são mais delicadas como Oeste e Sul do Pará.


Ainda citando os números Marajoaras, 75% da população do Marajó não tem acesso a água tratada; metade da população não tem energia elétrica em suas casas; que dizer, o que é isso? Seria uma áfrica subsaariana no meio da Amazônia? Como pode uma região com um potencial turístico extraordinário, permanecer sustentando números tão africanos?


Vota pela NÃO criação de novos Estados, quem tem uma visão míope do que é o Pará. São os chamados egocêntricos, parvos, ardilosos, quem não conhecem o Estado em que vivem, gente que prefere viajar para o sul maravilha ao que conhecer a realidade desse Pará marcado pela desigualdade.


Torço pelo desenvolvimento da Amazônia e sei que para isso, a gente precisa criar. Criar o Tapajós, criar o Carajás e mais do que isso, criar o novo Pará, com menos miséria, menos desigualdade, quer dizer, precisamos olhar de maneira igual os nossos desiguais.


Ahhh!!! e só para não parecer que sou um eterno teimoso carrancudo, tenho uma boa notícia, também sobre que Marajó, aliás, que muita gente não sabe. Metade do Açaí consumido no mundo sai do Marajó.


Tá na hora de sair do “mundo da Lua”. Dia 11 de Dezembro é dia de votar SIM.

2 comentários:

julio disse...

MEU AMIGO ISAC VC FALOU TUDO!PARABENS PELAS PALAVRAS! SÓ QUEM MORA NA AREA É QUEM SABE,MORO EM MANAUS RECENTEMENTE MINHA MAE VEIO AO MEDICO AQUI! PODE ISSO?HE MEU AMIGO!UM GRANDE ABRAÇO E PARABENS PELO BLOG

julio disse...

MEU NOME É JULIO....PARABENS MEU AMIGO PELO COMENTARIO SOBRE A BIVISAO DO PARÁ ,VC FOI MUITO FELIZ EM SUAS PALAVRAS...