terça-feira, 28 de setembro de 2010

Caos no Sistema Penitenciário do Pará

A matéria acima foi exibida no dia 27 de Setembro, no Telejornal SBT Brasil em rede nacional. Algum tempo antes da matéria, o governo do Pará declarara que a população carcerária no estado é atendida com refeição de primeira qualidade, inclusive sob orientação de nutricionistas.

Agora leia abaixo a NOTA oficial emitida pela Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (SUSIPE).

NOTA
A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (SUSIPE) lamenta a interpretação equivocada dos gestos do sr. Guilherme Tavares, coordenador geral penitenciário; em nenhum momento o coordenador debochou da situação carcerária. É uma pena que está rede de comunicação seja tendenciosa e faça inferências quanto às atitudes de seus entrevistados.

Retomando as imagens feitas nos Presídios Estaduais Metropolitanos I e III (PEM I E III), a cozinha do PEM I, há três meses, passou por avaliação do conselho federal de nutrição que concedeu autorização para funcionamento do local.

Vale ressaltar que a alimentação dos internos é acompanhada por 2 nutricionistas que definem mensalmente o cardápio do que será servido . Para as questões dos roedores, é feito semestralmente desratização nas unidades penitenciárias; esta semana todos os reparos no piso, onde passavam os roedores, foram feitos eliminando a circulação dos roedores.

Os problemas encontrados no Presídio Estadual Metropolitano I e III vêm desde o governo passado. A SUSIPE, na gestão atual concentra esforços para retirar os presos das celas móveis que, no período em que foram criadas, ano de 2002 a 2006, tiveram também a aprovação do Ministério Público.

No próximo mês, todas as 307 internas que hoje estão custodiadas em contêineres serão retiradas. Elas irão para um espaço humanizado, chamado primavera, com capacidade para 480 vagas. Novas vagas estão sendo criadas, para a retirada dos internos, hoje, custodiados em celas móveis. As obras previstas e em andamento são: construção de outro cadeião, penitenciária jovens adultos e cadeias públicas do interior do estado.

Att, Justiniano Alves Junior - Superintendente da SUSIPE

Nenhum comentário: