quinta-feira, 5 de novembro de 2009

SONHO REALIZADO. José Alencar sanciona criação da Universidade Federal do Oeste do Pará

O Presidente da República em exercício, José Alencar, sanciona hoje, 5, o Projeto de Lei 2879/09, que cria a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), com atividades de ensino, pesquisa e extensão. Instalada em Santarém, a Ufopa será a primeira universidade pública com sede no interior da Amazônia. A solenidade será realizada no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília (DF), às 17h.

De acordo com o Projeto de iniciativa do Executivo, a nova universidade vai absorver o campus da Universidade Federal do Pará (UFPA) em Santarém, e a unidade descentralizada da Universidade Federal Rural da Amazônia na mesma cidade (Ufra-Tapajós). Os alunos regularmente matriculados nos cursos da UFPA em Santarém e da Ufra-Tapajós serão transferidos automaticamente para a Ufopa, assim como professores, funcionários e recursos materiais das duas instituições que serão desmembradas.

Segundo o Ministério da Educação, a meta é atender aproximadamente 10 mil estudantes em cursos de graduação. Serão implantados, a partir de 2010, novos cursos de graduação e pós-graduação que irão agregar a oferta de mais de 1.600 novas vagas às 320 já ofertadas anualmente nos oito cursos regulares de graduação existentes em Santarém (Engenharia Florestal, Sistema de Informação, Direito, e as Licenciaturas em Letras, Pedagogia, Física, Matemática e Biologia).

A Ufopa é considerada um investimento fundamental para o desenvolvimento do Oeste do Pará, na medida em que os cursos oferecidos são voltados para as necessidades regionais. Considerando-se a sua localização geográfica, na parte central da Amazônia, a nova instituição também está sendo estruturada para promover a cooperação internacional transfronteiriça, com a participação dos estados da Amazônia Brasileira e dos países membros da Organização do Tratado da Cooperação Amazônica.

Nenhum comentário: