terça-feira, 28 de abril de 2009

Revista VEJA traduz a devassa no congresso Brasileiro

Conto aqui uma boa história sobre como os editores da revista VEJA chegaram à decisão da imagem da capa desta semana. Como não poderia deixar de ser, a capa teria de ser uma reportagem que refletisse a indignação geral dos brasileiros com os desmandos dos deputados e senadores.

O Congresso parece ter se transformando em clube fechado em que alguns poucos privilegiados vivem nababescamente gastando nosso suado dinheiro – não custa repetir, dinheiro das pessoas que trabalham cinco meses do ano apenas para pagar os impostos que financiam as farras de suas excelências. Sim, essa seria a reportagem de capa, com toda a certeza. Mas que imagem traduziria melhor nossa indignação? O resultado final é surpreendente, como você pode ver.

Os editores optaram por estampar a urna eletrônica como se ela fosse o reservatório de água de uma descarga sanitária. Dela, pende aquela correntinha que nos sistemas mais antigos abria a válvula de liberação da água. A imagem escolhida significa que cabe ao eleitor usar a urna eletrônica de modo que o voto empurre para o esgoto os parlamentares que desonram sua missão. Só assim se pode limpar o Congresso sem ações que ponham em risco a democracia.

Tudo indica que escândalos ainda mais desmoralizantes do que o "caso das passagens" vão ser revelados nas próximas semanas. Alguns poucos parlamentares de bem terão de lidar com toda essa sujeira e, de alguma forma, eles precisarão ser ajudados pela opinião pública. O erro fatal aqui será igualar todos a seus piores colegas e, o corolário disso, descrer da democracia.

Nenhum comentário: