sábado, 18 de abril de 2009

Problemas no Terminal Hidroviário de Alenquer é destaque em todo o Estado

Na quarta-feira 15, o Jornal SBT Pará apresentou com destaque para todo o estado, a situação preocupante em que se encontra o recém inaugurado terminal Hidroviário de Alenquer. A obra que abocanhou dos cofres Públicos, pouco mais de R$ 1,5 milhão de reais e levou demorados cinco anos para ser concluída, pouco tempo depois, já apresenta fissuras em sua estrutura. O local inclusive teve que ser interditado pela prefeitura municipal.

Nas especificações do projeto original, a armação deveria suportar até 20 toneladas de cargas por veículo. Mas ela não estaria suportando nem a terça parte desse peso, segundo informou, o secretário de infra estrutura do município, Otávio Lobato. “O piso do terminal cede sob o peso de veículos com apenas 4 toneladas” declarou Lobato.

A matéria foi produzida pela TV Montes Claros, afiliada a Rede SBT no Oeste do Pará. O caso chamou a atenção da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Regional (Sedurb) que, divulgou nota esclarecendo que, o Terminal Hidroviário de Alenquer foi construído por uma empresa contratada pela Prefeitura Municipal, com recursos repassados pelo governo do Estado, através do programa Pará Urbe, no valor de R$ 1.961.273,65.

Segundo a Sedurb, “a prefeitura inaugurou o terminal em Dezembro do ano passado, antes da supervisão final do governo do Estado e antes da entrega oficial da obra”.

Diante dos problemas estruturais apresentados, recentemente, na laje do trapiche, a empresa Santarém Engenharia, executora da obra, sob fiscalização da prefeitura de Alenquer, enviou um especialista ao município para fazer uma análise da estrutura, a fim de detectar a causa do problema no trapiche, que teria cedido com o peso de um caminhão carregado, que ficou estacionado no trapiche por quatro dias consecutivos.

Na nota, a Sedurb, responsável pelo programa Pará Urbe, esclareceu também que enviou ao município um técnico para acompanhar a avaliação do especialista. “Os profissionais chegariam na quinta-feira, 17, ao município de Alenquer, para iniciar o levantamento na obra.”

A nota encera alegando que, a manutenção e o gerenciamento das obras executadas pelo Estado com recursos do programa Pará Urbe, após a entrega oficial das obras, são de responsabilidade das prefeituras.

Opinião:
Das duas uma. Ou a empresa responsável pela execução dos serviços foi eminentemente irresponsável, ao ponto de construir uma obra de má qualidade, o que na prática implicaria na mácula de seu próprio nome enquanto prestadora de serviço público, ou isso, ta cheirando a uma velha prática usada pelos políticos da minha amada cidade, que é o famoso, “tira um pouquinho ‘daqui’, pra alocar esse pouquinho ‘ali’...”. Eu quero acreditar que esse ‘ALI’, não seja o engrossamento de seus próprios bolsos.

Nenhum comentário: