segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Luiz Araújo faz companhia a Fernandinho Beira-Mar

O ex-radialista Luiz Araújo, condenado pela morte dos irmãos Uraquitan e Ubiraci Novelino, foi transferido na madrugada da última sexta-feira (24) para o Presídio Federal do Estado do Mato Grosso do Sul.

Acatando determinação da desembargadora Albanira Bemerguy, presidente do Tribunal de Justiça do Estado, a Secretaria de Segurança Pública o transferiu em um vôo comercial para a penitenciária, que é de segurança máxima e abriga os maiores criminoso do país, como o megatraficante Fernandinho Beira-Mar.

O pedido atendido foi formalizado pelo juiz Raimundo Moisés Flexa Ribeiro, titular da 2ª. Vara do Tribunal do Júri da Capital, à presidente do TJE, desembargadora Albanira Bemerguy, que oficiou ao secretário de Segurança Pública, solicitando providências para o cumprimento da decisão do Tribunal do Júri, nos termos da condenação estabelecida em desfavor do réu. Luiz Araújo, em seu segundo julgamento, no último dia 22 de Setembro, foi condenado a 80 anos de prisão.

Pena que deve ser cumprida em penitenciária de segurança máxima, observando as condições de deficiência do apenado. Após o julgamento, o condenado foi levado de volta para o Centro de Recuperação do Coqueiro, porque a Superintendência do Sistema Penal não conseguiu adaptar nos presídios de Americano celas para Luiz Araújo.

Inconformado com a situação, o juiz do caso endereçou ofício à presidente do TJE, que determinou providências urgentes à Susipe para o fiel cumprimento da decisão. Como no Pará não há celas que possam satisfazer a sentença condenatória, a Susipe então conseguiu no Estado do Mato Grosso a vaga no presídio que atende a essa determinação judicial. O ex-radialista foi condenado na qualidade de mandante do duplo homicídio contra os irmãos Novelino.

O crime aconteceu no dia 25 de abril de 2007, quando os irmãos foram atraídos para uma suposta reunião na sede da empresa Service Brasil, de propriedade de Chico Ferreira, também condenado a 80 anos. No local, os irmãos foram imobilizados, espancados e estrangulados com um pedaço de mangueira e depois atirados na baía do Guajará.

No dia seguinte, o caso começou a ser desvendado depois da localização do carro das vítimas, um Corolla preto que estava sendo desmanchado no sítio “Gueri-Gueri”, pertencente ao ex-radialista Luiz Araújo. O advogado da família Novelino, Antônio Neto, disse que a decisão da Justiça em transferir o ex-radialista para outro Estado deve ter sido feita em função das ameaças que ele vinha fazendo.

“Com a transferência, a família Novelino vê que a Justiça está atenta ao caso”, disse o advogado Antônio Neto. Mesmo preso em Americano, um outro preso denunciou que o ex-radialista havia arquitetado um plano para mandar matar os responsáveis por sua condenação.

Segundo o presidiário que denunciou a trama, Araújo teria pedido emprestado a Chico Ferreira R$ 15 mil para a execução do plano, chegando, inclusive, a intermediar contatos com pistoleiros de Curitiba (PR) e Redenção (PA).

Fonte: Diário do Pará

Nenhum comentário: