domingo, 24 de agosto de 2008

Z-28 confirma Festival do Acari para Setembro

A população alenquerense está aguardando com muita expectativa o tradicional Festival do Acari, previsto para o próximo dia 30 de setembro. Graças à iniciativa do presidente da Colônia de Pescadores Z-28, Celino Monteiro Costa, o tradicional evento foi resgatado no ano de 2007, após decorridas três décadas.

Indiscutivelmente, o evento cultural é uma das mais importantes festas da cidade.

Em contato com nossa redação, Celino Monteiro Costa disse estar otimista e que tem a pretensão de superar o sucesso do Festival passado. “Este ano, excepcionalmente, a programação será mais intensa, com inúmeras atrações, que serão motivadas, e terão caráter competitivo. As competições serão as seguintes: disputa de jogo de tarrafa, corrida de bajara e rabetas, canoagem e outras brincadeiras”, afirmou o presidente da Z-28.

Continuando, ressaltou que as modalidades serão entre associados do sexo masculino e feminino. Isto é, entre pescadores e pescadoras. “O festival do Acari é a nossa segunda maior festa, já que a primeira comemoramos as festividades de São Pedro, nosso Padroeiro”, concluiu o presidente.

O local do evento será a Associação dos Pescadores e Pescadoras, próximo ao Mandala Bar. O convite é estendido para todas as famílias do município de Alenquer.

Para quem não conhece, o Acari da nossa região, é um peixe de cor preta, cascudo e um tanto quanto esquisito. Entretanto, é dotado de um extraordinário sabor. Em rodadas de amigos, o pretinho faz sucesso quando assado ou até mesmo quando preparado em forma de “caldeirada”.

Durante o festival, a população terá a oportunidade de saborear as receitas mais deliciosas preparadas com o peixe: O famoso piracui, o bolo de piracui, o acari cozido no tucupi e outros tipos de cardápio. Sem dúvida, muitos consumidores do peixe delicioso, certamente irão optar pelo preparado tradicionalmente: Acari assado de brasa, com bastante pimenta, limão, sal e farinha.

Fonte: O Impacto

Nenhum comentário: