sexta-feira, 25 de julho de 2008

Técnicos da Defesa Civil de Alenquer participam de treinamento para avaliação de danos

A programação, organizada pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, pretendeu formar técnicos capazes de avaliar e mapear danos e prejuízos causados por desastres em pelo menos 15 dos municípios atingidos por enchentes este ano como Alenquer, Santarém, Itaituba, Altamira, Marabá, e outros, além da coordenadoria municipal de Belém.

Dois instrutores da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, estiveram em Belém, entre os dias 21 a 24 de julho, para ministrar o Curso de Avaliação de Danos (Cadan) para 35 técnicos de coordenadorias municipais de defesa civil (Comdec) do Estado.

Os participantes aprenderam sobre a coordenação de equipes, a classificação e a caracterização das conseqüências de um desastre, a preparação de mapas de áreas sob risco além do preenchimento do formulário de avaliação de danos (Avadan), documento que serve para dimensionar o desastre e é uma das exigências para o reconhecimento pelo Governo Federal da decretação de situação de emergência ou do estado de calamidade pública.

Os técnicos que participaram do evento também discutiram a elaboração do Plano de Contingência para Estiagem nos municípios.

O Curso de Avaliação de Danos (Cadan) aconteceu no Auditório do Quartel do Comando Geral do Corpo de Bombeiros em Belém.

Nenhum comentário: