quarta-feira, 2 de julho de 2008

Rio Amazonas: O maior rio do Mundo



Pesquisadores do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) usaram imagens de satélite e dados cartográficos para comprovar que o rio Amazonas é realmente o maior rio da Terra, medindo 140 km a mais que o segundo colocado, o rio Nilo, na África. De acordo com os dados levantados pela equipe chefiada por Paulo Roberto Martini, da Divisão de Sensoriamento Remoto do Inpe, o rio que deu nome à Amazônia mede 6.992 km, contra 6.852 km do Nilo.


O trabalhando foi desenvolvido levando em conta duas metodologias dos dados de satélite e o software de geoprocessamento Spring, do Inpe. A margem de erro ou diferença entre as metodologias é menor do que 250 m, considerada bastante aceitável, informou a equipe do instituto em comunicado oficial.


A conclusão foi beneficiada por dados obtidos um ano atrás, por uma expedição que incluía, além de representantes do Inpe, cientistas do Instituto Geográfico Militar do Peru, da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os integrantes da expedição conseguiram determinar as vertentes mais distantes do Amazonas, e sua jornada foi documentada também por imagens do satélite sino-brasileiro Cbers (pronuncia-se "Cibers").


Segundo os pesquisadores, a mesma metodologia poderá ser empregada, no futuro, para qualquer grande rio do planeta. A pesquisa vai ser apresentada à comunidade científica no Simpósio Latino-Americano de Sensoriamento Remoto, que acontece em setembro, em Cuba.



Fonte: G1

Nenhum comentário: