segunda-feira, 23 de junho de 2008

A natureza reage à intervenção do Homem

O incomum!


Uma tromba d'água com mais de 200 metros de altura assustou os moradores da comunidade praia do maracanã, na manhã do dia 10 deste mês em Santarém, oeste do estado. O fenômeno climático durou cerca de 10 minutos e surgiu próximo ao aeroporto municipal da cidade, indo em direção a praia onde vivem mais de 100 famílias.

O corpo de bombeiros de Santarém garantiu que não houve registro de estragos ou pessoas feridas. Segundo o departamento de metereologia do sistema de proteção da Amazônia (SIPAM) esse tipo de fenômeno acontece quando há nuvens formadas por muita umidade e calor excessivo, que podem chegar a formar tornados ao tocar a superfície terrestre. Nas fotos cedidas pelo controle de tráfego aéreo da infrero é possível ver o fenômeno acontecendo sobre o rio Tapajós.

A defesa civil chegou a emitir alerta preventivo para os municípios de Santarém, Monte alegre, Óbidos, Alenquer e localidades próximas para a possibilidade de tempestades e vendavais de até 50 km/h. O monitoramento do tempo ficou sendo realizado com maior freqüência para que alertas preventivos pudessem ser feitos.

Nenhum comentário: