terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Rapel: Minha experiência

No final da manhâ de hoje, tive uma experiência ímpar. Aceitei o convite do tenente Bruno Freitas do corpo de Bombeiros Militar do Pará e encarei o desafio de descer de rapel cerca de 110 metros da torre da RBA, a maior da Amazônia (que possui do chão à antena 126 metros).

Alem de mim, desceram cerca de 30 homens do 3º pelotão do curso de formação de soldados Bombeiros. Essa é a terceira turma que realiza esse exercício para a formação do curso de rapel. A torre da RBA é sempre a última etapa. Antes, todos descem de uma altura de 23 metros do Instituto de Iesp em Marituba, depois eles vão para uma das torres da ponte da Alça Viária e descem de uma altura de cerca de 40 metros.

Para quem quer praticar o esporte no Pará, os bombeiros dão a dica sobre os melhores locais. Um deles é o morro de Serra Pelada, na cidade de Curionópolis, onde a descida pode chegar a 220 metros até o lago da antiga mina. Há também várias cachoeiras na região onde também pode ser praticado o esporte.

Detalhe: a sensação é impressionante. Muito bom mesmo. Recomendo! Claro com o auxilio de instrutores devidamente treinados.

Foto: Diário do Pará / Anderson Coelho

Nenhum comentário: