segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Ibope: Jader Barbalho lidera corrida ao Governo

Apontado em pesquisa do Ibope como candidato preferido do eleitorado paraense a uma das duas vagas ao Senado nas eleições do ano que vem, o deputado federal Jader Barbalho (PMDB) figura como favorito também, na mesma sondagem, na disputa para o Governo do Estado. O Ibope ouviu nessa consulta 700 eleitores em todas as regiões do Estado. Contratada pelo Democratas (DEM), a pesquisa teve seus resultados divulgados no blog do deputado federal Vic Pires Franco, presidente regional da legenda.

Na sondagem de opinião para o Governo do Estado, o Ibope montou seis diferentes cenários, com a presença de virtuais pré-candidatos que possivelmente comporão o quadro de postulantes em disputa no ano que vem, alternando em todos eles a inclusão e exclusão dos nomes que poderão ser apresentados para a escolha dos eleitores. Nas diversas simulações, alguns nomes apareceram em todas as listas - casos de Ana Júlia, Duciomar Costa, Valéria Pires Franco e Edmilson Rodrigues. Os demais se alternaram na configuração dos diferentes cenários.

Nas duas listas em que seu nome foi apresentado, Jader Barbalho apareceu como o preferido nas intenções de voto do eleitorado. Numa delas, o presidente estadual do PMDB obteve 26% das citações, vindo em segundo lugar a governadora Ana Júlia com 22%, em terceiro a ex-vice-governadora Valéria Pires Franco (DEM), com 11%, e em quarto o ex-prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL) com 10%. O prefeito Duciomar Costa (PTB) e o senador Mário Couto (PSDB) aparecem empatados no último lugar com 7%.

Num outro cenário, em que é apresentado como candidato do PSDB, o ex-governador Simão Jatene e não o senador Mário Couto, o tucano aparece em terceiro lugar com 14% das intenções de voto, sete pontos percentuais abaixo de Ana Júlia, que aparece com 21%. Também neste caso o primeiro lugar é de Jader Barbalho, com 22%. Valéria Pires Franco e Edmilson Rodrigues aparecem nesta simulação empatados em 10%, enquanto o prefeito Duciomar Costa se mantém no último lugar, agora isoladamente, com 8%.

Nos demais cenários, em que o nome de Jader é excluído da lista, a governadora Ana Júlia aparece sempre em primeiro lugar, mas isoladamente patinando em modestos percentuais que em pouco ultrapassam a casa de 20%. Numa dessas simulações, ela tem 22%, contra 15% de Simão Jatene, 13% de Valéria Pires Franco, 11% de Edmilson Rodrigues, 11% de José Priante e 8% de Duciomar Costa. Na outra, Ana Júlia soma 23%, contra 14% de Valéria, 12% de Priante, 11% de Edmilson Rodrigues, 9% de Duciomar Costa e 9% também de Mário Couto.

Na simulação em que ela aparece como candidata tendo o apoio do PMDB, Ana Júlia chega a 24%, contra 18% de Simão Jatene, 14% de Edmilson Rodrigues, 14% de Valéria e 8% de Duciomar. Quando a pesquisa simula o apoio do PMDB a Simão Jatene, segundo o Ibope, este cai um ponto percentual, para 17%, enquanto Ana Júlia se mantém nos mesmos 24%. Edmilson e Valéria voltam a empatar em 14% e Duciomar, que nunca consegue chegar aos dois dígitos, continua patinando com 9%.

Como ameaça ao projeto de reeleição de Ana Júlia, a pesquisa do Ibope aponta, além de uma anêmica intenção de votos que em nenhuma das simulações chega a alcançar sequer um quarto do eleitorado, também um índice de rejeição extremamente elevado. Com 56%, segundo o instituto de pesquisa, o seu nome é, disparado, o mais rejeitado dentre todos os possíveis candidatos ao governo nas eleições do ano que vem.

Fonte: Diário do Pará

Nenhum comentário: