segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

PREFEITO JOÃO DAMASCENA PEDE AJUDA PARA GOVERNAR ALENQUER - O pedido foi feito durante um encontro com a colônia Ximanga em Belém

O prefeito de Alenquer João Damascena Filgueiras (DEM) participou na quarta-feira, 18, de um encontro informal com alenquerenses radicados em Belém. A reunião não estava na agenda oficial do prefeito, mas o gestor concordou em participar do jantar, garantindo que o momento seria oportuno para conquistar apoio administrativo para o seu terceiro mandado à frente do município Ximango.

O prefeito abriu o encontro pedindo apoio de todos os profissionais alenquerenses para ajudar com boas idéias para a sua administração. João Piloto - nome usado em suas campanhas – declarou que durante seus oito anos que esteve à frente da prefeitura ximanga, nunca recebeu apoio dos filhos da terra que moram na capital. "O que sempre recebi ao longo dos oito anos de governo foram muitas críticas e palavras que nunca ajudaram minha administração", disse João Piloto. "Eu preciso do apoio de cada um de vocês que aqui participam desta reunião, pois sei que ouvindo-os, terei boas idéias e com isso conseguirei desenvolver um bom trabalho, que aliás, é o que espera nossa população" disparou o gestor.

Além do prefeito, participaram da reunião o Jornalista e Radialista Isaac Senna, o economista Roberto Mesquita, os agrônomos Aroldo Mesquita e Francisco Carneiro, o engenheiro civil Edmar Batista, o veterinário Tarciso Mesquita, o técnico em comunicação Renato Bezerra, José silvestre, ex-funcionario da sudam, além do marítimo e assessor da prefeitura de Belém Itamar Lopes que coordenou o encontro.

Durante a reunião que aconteceu no restaurante Higashi, localizado no bairro do Marco, o prefeito João Damascena ouviu muitas sugestões de assuntos considerados estratégicos para o desenvolvimento da cidade, que há décadas vive um engessamento em sua economia local. Para o agrônomo Francisco Carneiro, Alenquer precisa se desprender do que ele classificou como um "círculo vicioso", que é o fato de os repasses federais, ser a única fonte de recursos para investimentos na cidade. "Alenquer precisa trabalhar com o que possui, que é o setor primário", disse Carneiro. "Precisamos incentivar a nossa agricultura, desenvolver projetos sustentáveis, tudo em parceria com o setor que efetivamente garante renda e receita para a cidade" concluiu.

João Dasmascena declarou-se otimista com as propostas apresentadas ao longo da reunião. Mas, adiantou que terá dificuldades em colocá-las em práticas, uma vez que a prefeitura, segundo ele, encontra-se com pendências no Cadastro Único de Convênio (CAUC), uma espécie de SPC dos entes federativos. "Corremos o risco de estarmos na lista de municípios que podem ter suspenso o repasse de verbas federais voluntárias" garantiu preocupado Piloto. "Mas graças a Deus, o presidente Lula concordou em parcelar essa dívida das prefeituras e por isso, estamos mais otimistas", declarou.

Na opinião do ex-secretário de administração do governo do Estado, o advogado Carlos Kayath, nesses casos de prefeituras com pendências financeiras com o Governo Federal, qualquer novo prefeito deve tomar cuidado para evitar dores de cabeça futuras, devido à 'herança' que pode ter sido deixada pelos gestores anteriores. "É preciso pedir uma auditoria logo nos primeiros dias da nova administração, e de preferência pelo próprio Tribunal de Contas dos Municípios", aconselha. 'Há muitos municípios e não só Alenquer com dívidas junto ao INSS e a administração é impessoal. É preciso levantar tudo isso', completa.

Ao final do encontro o prefeito agradeceu a opurtunidade de ouvir e expor as idéias, e manifestou a intenção de que outros debates semelhantes sejam agendados em outras oportunidades.

Na quinta-feira, 19, João Piloto teve uma segunda reunião com alenquerenses na sede da Associação dos Municipios da Calha Norte, onde teve a oportunidade de conversar com o empresário da área de educação Manoel Leite que garantiu auxílio na administração de seu novo pleito.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

MPE quer melhorias no serviço prestado por empresas de navegação

O Promotor de Justiça Danyllo Pompeu Colares, representando o Ministério Público do Estado do Pará (MPE), expediu uma recomendação às empresas que prestam serviços de navegação no município de Alenquer. O objetivo é melhorar as orientações dadas aos passageiros sobre o uso de equipamentos de segurança, e tornar as normas de acessibilidade mais conhecidas.

Durante o período de inverno, a freqüência das chuvas provoca um aumento na ocorrência de tempestades tropicais, o que torna as viagens de barco mais perigosas. “Os usuários do serviço de transportes fluviais, na condição de consumidores de serviço primordial, têm direito a informações e instruções sobre utilização de equipamentos de segurança, essencialmente colete salva-vidas”, afirma o Promotor.

Assim, o MPE recomenda que a partir de 9 de fevereiro, as empresas de navegação que operam em Alenquer, tanto linhas locais quanto regionais, todos os dias de viagem antes da partida da embarcação, ofereçam instruções de segurança aos passageiros. O MPE também pede que sejam dadas as instruções sobre o uso do colete salva-vidas, e que o número de coletes esteja de acordo com o número de passageiros. E solicita, ainda, que os proprietários das embarcações evitem fazer viagens com superlotação.