quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Prefeito de Curuá é acusado de desviar dinheiro público

A Procuradoria Regional da República da 1ª região denunciou José Antônio Fausto da Silva, prefeito de Curuá, no Oeste do Pará, por desvio de verbas públicas.

Ele é acusado de fraudar a execução de um convênio com o Ministério dos Transportes assinado em 2001. A prefeitura recebeu 100 mil reais para executar as obras portuárias no município, mas o Tribunal de Contas da União constatou que até 2003 só havia um flutuante com cinco bóias metálicas e uma rampa de madeira no local onde a obra deveria ser executada.

Se condenado, o prefeito pode cumprir pena de até 12 anos de reclusão.

Fonte: Notapajos

domingo, 24 de agosto de 2008

Z-28 confirma Festival do Acari para Setembro

A população alenquerense está aguardando com muita expectativa o tradicional Festival do Acari, previsto para o próximo dia 30 de setembro. Graças à iniciativa do presidente da Colônia de Pescadores Z-28, Celino Monteiro Costa, o tradicional evento foi resgatado no ano de 2007, após decorridas três décadas.

Indiscutivelmente, o evento cultural é uma das mais importantes festas da cidade.

Em contato com nossa redação, Celino Monteiro Costa disse estar otimista e que tem a pretensão de superar o sucesso do Festival passado. “Este ano, excepcionalmente, a programação será mais intensa, com inúmeras atrações, que serão motivadas, e terão caráter competitivo. As competições serão as seguintes: disputa de jogo de tarrafa, corrida de bajara e rabetas, canoagem e outras brincadeiras”, afirmou o presidente da Z-28.

Continuando, ressaltou que as modalidades serão entre associados do sexo masculino e feminino. Isto é, entre pescadores e pescadoras. “O festival do Acari é a nossa segunda maior festa, já que a primeira comemoramos as festividades de São Pedro, nosso Padroeiro”, concluiu o presidente.

O local do evento será a Associação dos Pescadores e Pescadoras, próximo ao Mandala Bar. O convite é estendido para todas as famílias do município de Alenquer.

Para quem não conhece, o Acari da nossa região, é um peixe de cor preta, cascudo e um tanto quanto esquisito. Entretanto, é dotado de um extraordinário sabor. Em rodadas de amigos, o pretinho faz sucesso quando assado ou até mesmo quando preparado em forma de “caldeirada”.

Durante o festival, a população terá a oportunidade de saborear as receitas mais deliciosas preparadas com o peixe: O famoso piracui, o bolo de piracui, o acari cozido no tucupi e outros tipos de cardápio. Sem dúvida, muitos consumidores do peixe delicioso, certamente irão optar pelo preparado tradicionalmente: Acari assado de brasa, com bastante pimenta, limão, sal e farinha.

Fonte: O Impacto

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Museu Goeldi abre vagas

O Museu Paraense Emílio Goeldi, Unidade de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), sediada em Belém (PA), realiza concurso público para os cargos de Pesquisador Adjunto I, Tecnologista Pleno I e II, e Técnico. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais e as inscrições ficarão abertas no período de 02/10/2008 a 31/10/2008. Os editais com as informações sobre o concurso público já estão disponíveis, para consulta, no portal do Museu Goeldi. http://www.museu-goeldi.br/

O concurso para provimento do cargo de Pesquisador Adjunto I, da Carreira de Pesquisa do Plano de Carreiras para a área de Ciência e Tecnologia, oferece duas vagas: uma para a área de Antropologia Social (Etnologia Indígena) e uma para a área de Botânica (Taxonomia de Criptógamas). O salário bruto é de R$ 5.247,10 e a taxa de inscrição tem valor de R$100,00.

Para a área de Antropologia Social, os candidatos devem ter Curso Superior em Ciências Sociais, Antropologia ou áreas afins, além de título de Doutor e ter realizado pesquisa relevante em Antropologia Social, com ênfase em Etnologia Indígena. No caso do pesquisador em Botânica, os interessados devem ter curso superior em Ciências Biológicas, Ciências Naturais ou áreas afins, além de título de Doutor com pesquisa científica em Botânica com ênfase em Taxonomia de Criptógamas.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Vereadora denuncia ameaça de Morte

A vereadora e candidata a vice-prefeita em Alenquer Marjeany Monte, denunciou esta semana que foi ameaçada de morte por uma pessoa ainda não identificada pela polícia.

A constatação da ameaça foi feita inicialmente por Elaine Silva funcionária de uma distribuidora de gás da família da vereadora. Segundo a funcionária, quando chegou ao trabalho na manhã da última segunda-feira 18, notou que havia uma mensagem na secretária eletrônica do atendimento ao cliente. A mensagem seria de uma voz feminina, afirmando que “daria um tiro na vereadora quando ela fosse gravar seu programa” - provavelmente se referia a um programa evangélico exibido todos os sábados, atualmente fora do ar devido ao período eleitoral -. A ameaça estendia-se ainda aos membros da família da vereadora.


Em contato com a redação deste blog, Marjean Monte, irmão da vereadora detalhou que a central na qual é incorporada a secretária eletrônica é dotada de identificador de chamadas, o equipamento registrou que a ligação foi feita de um telefone com o mesmo código do município e com os dois últimos números **87.


Sem saber como agir no momento, a família da vereadora resolveu retornar a ligação e descobriu apenas que o número registrado não se tratava de um terminal público. “a pessoa que atendeu recusou-se a dar o endereço do titular da linha” relatou Marjean.


A vereadora registrou o Boletim de Ocorrência na delegacia de polícia civil de Alenquer no mesmo dia. Um inquérito foi aberto para apurar a ameaça, mesmo assim, os familiares da parlamentar continuam apreensivos, já que, segundo eles, em diversas outras situações de agressões, onde envolvia a honra da vereadora e seus familiares, BOs e representações foram registradas na delegacia, mas a polícia estaria inerte em apurar as sucessivas denúncias, algumas com mais de ano. “Como a voz e o número do telefone estão identificados, bastará somente à polícia fazer seu trabalho para logo sabermos a dimensão do risco que Marjeany corre e a verdadeira motivação” esboçou o irmão da vereadora


Marjean terminou concluindo: “Quem já foi ameaçado sabe a angústia de viver tal situação”.
O delegado Germano do Vale que responde pela delegacia de Alenquer, não foi localizado em nenhuma das vezes que fizemos contatos com aquele departamento policial.


A Câmara de vereadores de Alenquer até a data de publicação desta matéria não havia emitido nenhuma nota oficial a imprensa externando qualquer opinião sobre o caso.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

UFOPA: educação com qualidade na Amazônia

Mais um passo na criação da Universidade Federal do Oeste do Pará. Um seminário que será realizado amanhã (15) vai discutir o modelo da nova instituição que será implantada no oeste do Pará.
O seminário "Pensando em uma nova universidade" vai discutir assuntos ligados aos modelos inovadores de formação de recursos humanos. Vários setores responsáveis pela criação da Universidade Federal do Oeste do Pará participarão evento.

A Ufopa nasce com a pretensão de ser um modelo de educação na Amazônia. “Conheceremos propostas de universidades já existentes e consolidadas no Brasil. Nós devemos pensar no formato que nós vamos dar a uma universidade na Amazônia”, ressaltou a coordenadora da Ufpa, Marlene Escher.

Prefeitos dos municípios das meso-regiões do baixo-amazonas e do sudoeste do Pará também participarão da reunião na Casa de Cultura. Eles terão a oportunidade de conhecer mais a respeito da implantação da universidade que vai atender o oeste do Pará com 30 novos cursos. “Abrirão vagas anuais para dois mil alunos. Os nossos estudantes, a partir de 2010, terão acesso a uma universidade pública e de qualidade”, deixou claro a coordenadora da Ufpa.


Fonte: Notapajos

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Conquistas de "Miguel dos Santos Prazeres"

O "CANTO DO LAVRADOR" foi composto por Benedicto Monteiro em 1962, para os primeiros sindicatos de trabalhadores rurais que ele organizou no Pará.

Em 1964, este mesmo canto serviu como prova de subversão no processo que foi instaurado na justiça militar, quando Benedicto Monteiro foi cassado, preso, torturado e marginalizado da vida pública por 20 anos.

Durante esse período essa música continuou sendo cantada pelos lavradores e trabalhadores rurais, e foi recolhida pela Igreja Católica que tornou um hino popular de suas organizações de base.

Foi também com este canto que as CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) encerrou o seu último Congresso Nacional em Brasília.

Em 1982 ela foi gravada em disco pelo comitê "SANTO DIAS" de São Paulo, com o nome de Hino da Reforma Agrária, sem contudo constar o nome de seu verdadeiro autor.

O "CANTO DO LAVRADOR" até hoje é o hino oficial do sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Domingos do Capim, primeiro municipio do Pará a fundar um sindicato rural de trabalhadores.




CANTO DO LAVRADOR
Música e Letra de
Benedicto Monteiro

Agora nós vamos pra luta
a terra que é nossa ocupar
a terra é pra quem trabalha
a história não falha
nós vamos ganhar

Já chega de exploração
já chega de tanto sofrer
ou morre jogado no eito
ou leva no peito
o jeito é vencer

Já chega de tanta promessa
já chega de tanto esperar
a terra na raça ou na garra
na lei ou na marra
nós vamos tomar

JP e Marjeany tem pedido de impugnação negado pela justiça


A Justiça Eleitoral de Alenquer confirmou a candidatura do ex-prefeito João Damascena Filgueiras e Marjeany da Silva Monte de Aguiar ambos da coligação "Alenquer para todos, todos por Alenquer" para concorrerem as eleições municipais em 2008. O candidato teve o pedido de impugnação proposto pelo atual prefeito e pela candidata do PT Áurea Nina.


A Juiza eleitoral Adelina Moreira da Silva, considerou improcedente o pedido de impugnação por entender que o candidato da coligação possui certidões de todos os tribunais de contas; pelo fato do seu nome não constar em nenhuma das listas de "ficha-suja" publicada pelos tribunais e também por não haver nenhuma condenação judicial contra ele.

Quanto à candidata a vice na mesma chapa, a coligação do atual prefeito requereu sua impugnação sob a alegação de que ela, havia sido condenada em processo por abuso de poder econômico. Em contato com a candidata, ela esclareceu que jamais respondeu a processo dessa natureza e disse ainda que o representante da coligação será processado por crime eleitoral por ter alterado fatos com o intuito segundo ela de induzir a justiça ao erro.

Requerer impugnação de candidato alegando abuso de poder econômico, quando a alegação é inverídica é crime eleitoral apenado com até dois anos de detenção, segundo o art. 25 da Lei Complementar das Eleições.

Alenquer comemora a fartura de peixes


Depois de um período de escassez do pescado os consumidores de Alenquer voltam a ter opções de escolha no Mercado do Peixe. Os vendedores comemoram.
Os consumidores do pescado representam um grande percentual da população alenquerense e há algum tempo, parte deles havia desaparecido do Mercado do Peixe. O motivo foi o alto preço do produto provocado pela sua escassez. Mas o período de fartura está voltado e os vendedores começam a baixar o preço, atraindo os compradores. "Tem muito peixe agora e é preciso escolher aquele que agrada mais", disse o consumidor Marcelino Arcanjo.

Com a crescente oferta do produto nas bancas, os comerciantes se preparam para recuperar o tempo de escassez. "Os consumidores vão poder comer bastante peixe barato agora", disse o vendedor Gerson Brito.

A variedade de peixes disponíveis demonstra que a safra está chegando. Com a oferta o consumidor pode escolher o peixe que quer levar e o quanto vai pagar por ele. A previsão é de que até o mês de dezembro o mercado se mantenha abastecido, garantindo ao consumidor um produto com mais qualidade por um preço razoável.


Fonte: NOTAPAJOS

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Nosso blog abre espaço para nota de esclarecimento do nosso amigo Roberto Mesquita, por ocasião da pane que seu site - Alenqueremos - sofreu nos últimos dias.


NOTA

Caros conterrâneos!



O privilegio de divulgar a história e a cultura de nossa terra na rede mundial – internet - foi e sempre será, uma honra e um prazer imenso para mim.

Entretanto, problemas que extrapolam nossos raios de ações, nos causaram sérios danos em nossos arquivos, memórias, dados, que constavam em nosso site (Alenqueremos), inclusive, correndo o risco de perdemos todo o trabalho executado ao longo de todo esse tempo. Problemas esses, que não foram causadas por mim e nem pela empresa Cidade Real, onde abrigávamos nossa página, mas sim, por uma empresa norte-americana, que era a servidora da empresa acima citada.

Dessa forma, e da maneira como são as coisas no mundo virtual, é que vemos poucas chances, em um curto espaço de tempo, recuperarmos nosso trabalho.

Diante desse fato, é que estou dando-lhes satisfação do ocorrido, e comunicando-lhes que em breve esperamos dispor de um novo site, para que possamos interagir em torno de nossa querida terra que amamos tanto.


Cordialmente,



Roberto Mesquita.
Responsável pelo site Alenqueremos.