domingo, 29 de junho de 2008

Agradecimentos!

Caro Leitor,

Neste domingo 30/06 o site ISAAC SENNA completou uma semana e logo nesta primeira jornada, chegamos a marca de 455 visitas, uma média de 65 visitações diárias de vários partes do mundo. As informações são da Google analytics empresa que gerencia este espaço.

Obrigado pela credibilidade confiada a nossa equipe e aproveitamos para pedir sua opinião. Envie sugestões de pautas, entrevistas, enquetes, críticas e soluções para o e-mail: falasenna@gmail.com

Sua opinião é muito importante!


Isaac Senna

sábado, 28 de junho de 2008

Ministério Público denuncia prefeito de Alenquer


O Ministério Público Estadual ajuizou nesta semana uma ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa contra o prefeito municipal, Cleóstenes Farias do Vale por desvio de verbas públicas, nepotismo, pagamentos com dinheiro da prefeitura a parentes que não trabalham e por contratar parentes de vereadores que, segundo o órgão, também não prestavam qualquer serviço ao município.

O Ministério público investigou durante vários meses indícios de desvios de verbas, enriquecimento ilícito e desvio de servidores públicos que ganhavam da prefeitura para prestar serviços a particulares e descobriu um escandaloso esquema de marajás na prefeitura de Alenquer. Segundo as investigações, há casos até de empregadas domésticas e babás que estão sendo pagas pelos cofres públicos.

Na ação, o ministério público, entre outras coisas, pede que a justiça determine a imediata demissão de todos os marajás e que o prefeito devolva aos cofres do município milhares de reais, que teriam sido usados para o pagamento dessas pessoas.

Esta é mais uma ação por improbidade administrativa que o Ministério Público ajuíza contra o atual prefeito.

As penas para a prática de atos de improbidade administrativa vão desde o ressarcimento ao erário, perda do cargo em caso de servidores públicos, suspensão dos direitos políticos de 8 a 10 anos, multa e proibição de contatar com o poder público.


*Com a colaboração de Marjean Monte

Lista do TCU isenta ex-gestores alenquerenses



Esta semana o Tribunal de Constas da União divulgou a lista com o nome de todas as pessoas que estão inelegíveis no Brasil em virtude de não aprovação de suas contas. Em todo o país são mais de 3 mil gestores públicos que tiveram suas contas julgadas irregulares.

Já no estado do Pará, mais de 150 estão impedidos de disputar eleições. O fato curioso é que, na lista do TCU não consta nenhum gestor ou ex-prefeito de Alenquer que tenha tido contas rejeitadas pelo tribunal. Assim, tanto o atual gestor como todos os ex-prefeitos de Alenquer não terão impedimento nenhum para candidatarem-se à prefeitura este ano.

È bom lembrar que, o fato do nomes de ex-gestores alenquerenses não aparecerem na lista não os exime completamente de serem responsabilizados por algo que eles venham a ter cometido outrora. Na nota divulgada a imprensa na manhã de ontem 27, o TCU esclarece que a lista abriga relação dinâmica, com inclusão e exclusão de nomes, sempre que surjam motivos justificantes de sua atualização. Portanto, muita coisa pode mudar nos próximos dias.

A relação com os nomes dos responsáveis pelas contas pode ser consultada diretamente no site do TCU na internet: http://www.tcu.gov.br/

* Com a colaboração de Marjean Monte

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Como se formam os furacões?




Os furacões são fenômenos meteorológicos que se alimentam do calor liberado através da umidade do ar e da condensação do vapor de água e que conseguem atingir velocidade superior a 105 km/h provocando assim grande destruição. Mas, como os furacões são formados?


A formação dele se dá quando o oceano é aquecido pelo sol durante algum tempo causando o aquecimento da massa de ar que se situa nas proximidades dos líquidos aumentando a umidade.


A diminuição da temperatura é variável de acordo com a elevação da umidade e do ar quente. A força do furacão, ou seja, sua potência, depende do calor liberado pelo vapor de água, o que impulsiona a formação de uma tempestade que ganha força de acordo com o calor que possui, o que resulta em um furacão.


Inicialmente, sob forma de tempestade reúne energia fornecida pelas águas aquecidas fazendo com que se desfaçam se porventura entrarem em contato com água fria, o que muitas vezes acontece quando uma região é alertada sobre o risco de um furacão que posteriormente se dissipa antes de atingir o local em alerta.


No Hemisfério Sul, os furacões se movimentam no sentido horário e no Hemisfério Norte no sentido anti-horário. Esse fato ocorre por causa da movimentação do ar que se concentra em direções diferentes. Independente de sua movimentação, seus ventos interiores chegam a atingir 300 km/h, porém no centro do mesmo os ventos são mais amenos, podendo atingir apenas 30 km/h.


Os furacões mais conhecidos na história são: Dean (2007), Félix (2007), Katrina (2005), Wilma (2005), Rita (2005), Catarina (2004), Isidore (2002), Mitch (1998), Iris (1995).


Fonte: Brasil Escola

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Regras eleitorais e contra regras politícos

Eleições 2008


Os partidos políticos e coligações terão até o dia 30 de junho, próxima segunda-feira, para a realização das convenções, conforme a Lei o que determina a lei eleitoral. É bom ressalvar que o TRE do Pará só terá conhecimento dos possíveis candidatos a partir dos Registros de Candidaturas, que serão feitos após as escolhas em convenções, responsabilidade exclusiva dos partidos.

Portanto, restam poucos dias para o encerramento do prazo de realização das convenções destinadas à deliberação de coligações e à escolha dos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereadores para concorrerem às eleições municipais deste ano.

Em Alenquer há quem garanta que já exista nomes tidos como certos alguns, com ligações até curiosas, como por exemplo, a união de João Piloto e Marjeany Monte. A informação ainda não é oficial, mas comenta-se que o ex-prefeito João Damascena que hoje é do Democratas teria ajuizado o relacionamento político com a vereadora do PMDB. Se o fato se concretizar, creio que a idéia pode não agradar sua maior parceira política Margarida Monte do PSB.

Por via das dúvidas, não teríamos porque nos admirar afinal, já dizia o grande economista norte americano John Kenneth Galbraith "Nada é tão admirável em política quanto uma memória curta." Boa sorte a todos.


Isaac Senna.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Alenquer pode sofrer com o preço da carne bovina


O município de Alenquer pode está próximo a sofrer com a carência de carne. Os donos de açougues estão perdendo o poder de compra do boi para os marchantes de fora. Animais que poderiam ser abatidos e consumidos no município de Alenquer estão sendo levados para outros municípios. A razão? O preço pago em outras cidades é mais atrativo para os pecuaristas.

Fazendeiros explicam que a oferta de carne seria maior do que o número de consumidores. Por isso eles preferem vender para outras cidades. "O preço hoje está muito defasado e o pecuarista tem que agüentar o preço baixo", diz Miguel Mota, da associação rural de Alenquer.

Nessa época do ano quase todo o gado que chega ao curral da Associação Rural são para a exportação. A cidade de Santarém é a maior consumidora da carne produzida em Alenquer.

A situação vem preocupando os moradores da cidade que temem a falta do produto na cesta básica. "A perca do preço se dá devido a compra de mercados externos, tipo Manaus e Santarém. As áreas que estão livres da aftosa estão exportando sua carne para onde o valor é maior e estão deixando faltar carne no nosso município", diz o gerente da cooperativa, André Cunha."Se não tiver nenhuma providencia para agüentar esse gado no município a carne vai subir muito e em questões de dois meses, esse será o terceiro aumento", ressalta Oscar Araújo, dono de açougue.

O açougueiro prevê o que a população alenquerense teme que aconteça. "O cliente não está mais agüentando esse preço. Temos que tomar uma atitude para que aumente a venda do boi e o consumidor da cidade também não sofra", diz.

Segundo o gerente da cooperativa o problema não está somente na exportação. O patamar de abate de fêmeas em idade produtiva chegou a chega 68% no ano passado. A tendência é que a reposição falte. A criação vai ser prejudicada", aponta André Cunha.


Fonte: NOTAPAJÒS

terça-feira, 24 de junho de 2008

Oeste do Pará discute redivisão territorial


Ainda estão em pauta no Congresso Nacional propostas de redivisão territorial no Pará e em função disso, será realizado no período de 26 a 28 de junho na cidade de Oriximiná, oeste do estado, o I Encontro de Geografia daquela região, que irá proporcionar a sociedade daquela do baixo Amazonas um momento de debates políticos e acadêmicos, pertinentes as alterações que ser produzidas caso aconteça no futuro a criação de uma nova unidade federativa nacional.

O evento será realizado no campus da UFPA, Parque de exposições José Diniz e Casa da Cultura de Oriximiná, direcionado para estudantes, bacharéis em geografia e sociedade em geral. O primeiro Encontro de Geografia do Oeste do Pará, contará com palestras, mini-cursos, mesa redonda e atividades culturais.

A conferência terá a participação de palestrantes do Pará (UFPA, UEPA), do Amazonas (UFAM) e São Paulo (Unicamp), além do presidente da AMUT, Ademar Baú, do Secretário de Integração Regional do Estado do Pará, Dr. André Luís Assunção de Farias e do vice-governador do Estado, Odair Corrêa.

Segundo os organizadores, o evento tem como principal objetivo oferecer informações aos participantes das alterações no espaço geográfico e econômico que a região sofrerá com a redivisão territorial.

Para quem estiver interessado em participar, deverá pagar inscrição no valor de R$ 30 para estudantes e R$ 50 para profissionais, em seguida mandar comprovante de depósito juntamente coma ficha de inscrição para o email da AGB-Belém - agbbelem@yahoo.com.br.

Mais informações podem ser adquiridas no site www3.ufpa.br/ifch.

segunda-feira, 23 de junho de 2008

As dez frases do Mês

As dez frases do Mês


1ª = A política consiste em favorecer os amigos e sacanear os inimigos.

2ª = A fé remove montanhas, mas a experiência recomenda dinamite.

3ª = O trabalho me fascina. Posso olhar para ele por horas...

4ª = Não deixe para amanhã o que se pode fazer no dia seguinte.

5ª = Um dia todos saberão o que se passa na cabeça dos artistas modernos. O problema será parar de rir...

6ª = A tecnologia inventou a produção sem emprego. A economia é incapaz inventar o consumo sem salário.

7ª = O trabalho em equipe é essencial, porque permite que você ponha a culpa em outro.

8ª = Quem ri por último provavelmente é um idiota e não entendeu a piada.

9ª = Dizem que sou um ninguém, ninguém é perfeito, logo eu sou perfeito.

10ª = Não faça na vida pública aquilo que você faz na privada.

O cigarro afeta o sorriso



O cigarro foi considerado por muito tempo como símbolo de status. Hoje em dia, porém, sabe-se que o produto é um dos piores inimigos da saúde, e aos poucos ele vai saindo de moda.
Um bom exemplo de doença associada ao fumo é o câncer de pulmão, doença altamente fatal, em que a quantidade de cigarros fumados por dia é proporcional ao risco de se ter a doença. Isso quer dizer que, se a pessoa fuma de 1 a 9 cigarros por dia, ela tem 5 vezes mais chance de ter câncer, enquanto alguém que fume mais de 40 cigarros por dia terá uma chance 20 vezes maior que um não-fumante. Também as pessoas que não fumam, mas vivem com fumantes, (os chamados fumantes passivos) têm chance de adquirir a doença, sendo que 25 a 46% das mulheres que morrem de câncer de pulmão e 13 a 37% dos homens que morrem da mesma doença não são fumantes, mas com certeza adquiriram a doença através da convivência com fumantes.

Outros casos de associação do cigarro com a doença são o câncer de laringe e de boca, de pâncreas, de bexiga, de esôfago, de estômago e de rim. O cigarro também contribui em grande parte para o infarto do coração, assim como também outras doenças vasculares, como o derrame cerebral.

Por mais de 20 anos, várias pesquisas têm demonstrado que o fumo é a causa mais importante de bronquites crônicas e enfisema pulmonar. Como se não bastasse, em gestantes, o cigarro provoca partos prematuros, e o nascimento de crianças com peso muito abaixo do normal. Além disso, o fumo causa por volta de 20% dos casos anuais de asma nas crianças.

Para a saúde bucal, o cigarro também é inimigo número um. Ele pode causar desde simples manchas nos dentes até câncer labial. A nicotina influencia na pigmentação dos dentes, deixando-os amarelados. Além disso, qualquer tipo de fumo, entre eles cigarro, charuto e cachimbo podem causar um tipo de câncer que se concentra nos lábios.


Bom! Como ninguém costuma ouvir conselhos, deixo aqui ao menos uma frase: “Fumar é bom, acaba com os fumantes”.





Isaac Senna

A natureza reage à intervenção do Homem

O incomum!


Uma tromba d'água com mais de 200 metros de altura assustou os moradores da comunidade praia do maracanã, na manhã do dia 10 deste mês em Santarém, oeste do estado. O fenômeno climático durou cerca de 10 minutos e surgiu próximo ao aeroporto municipal da cidade, indo em direção a praia onde vivem mais de 100 famílias.

O corpo de bombeiros de Santarém garantiu que não houve registro de estragos ou pessoas feridas. Segundo o departamento de metereologia do sistema de proteção da Amazônia (SIPAM) esse tipo de fenômeno acontece quando há nuvens formadas por muita umidade e calor excessivo, que podem chegar a formar tornados ao tocar a superfície terrestre. Nas fotos cedidas pelo controle de tráfego aéreo da infrero é possível ver o fenômeno acontecendo sobre o rio Tapajós.

A defesa civil chegou a emitir alerta preventivo para os municípios de Santarém, Monte alegre, Óbidos, Alenquer e localidades próximas para a possibilidade de tempestades e vendavais de até 50 km/h. O monitoramento do tempo ficou sendo realizado com maior freqüência para que alertas preventivos pudessem ser feitos.

domingo, 22 de junho de 2008

As oito décadas que formaram Benedicto Monteiro



"O Homem Rio"


Um homem com propósitos fortes e com idéias que iam muito além de seu tempo. Uma personalidade impoluta. Uma Figura marcante. Assim foi denominado o maior escritor amazônida dos últimos tempos Benedicto Monteiro no final de sua trajetória de vida. Perdê-lo foi sem dúvidas uma cicatriz que ficará lembrada por muitos e muitos anos entre nós. Ele era sempre será lembrado como o maior nome da literatura Paraense.

Natural da nossa cidade de Alenquer, conterrâneo como costumamos falar, Bené Monteiro era uma inteligência rara, e por isso, conseguiu eternizar seu nome através de sua literatura apoteótica. Mas toda essa habilidade, só foi conquistada depois de muitas aventuras, das quais marcaram para sempre sua vida. A maior delas data do ano de 1964, época do contra-golpe militar que derrubara o então presidente João Goulart. Naqueles dias Bené Monteiro foi acusado de estar propagando o regime comunista no Brasil, desta forma, chegou a ser torturado e preso pela ditadura. Ele nunca chegou a ser exilado.

Mas apesar dos empecilhos que se apresentavam em seu caminho, Benedicto Monteiro sempre manteve-se focado naquilo que mais gostava de fazer: Escrever incessantemente. 'O Homem Rio - A saga de Miguel dos Santos Prazeres' sua autobiografia e último trabalho, foi lançado enquanto estava internado em um hospital em Belém. 'Sobre o livro ele falou: “Esse livro é o último sonho que eu sonho'.


Além do “O Homem Rio – A saga de Miguel dos Santos Prazeres” mais de 20 livros publicados incluem-se em sua obra, alguns deles com tradução para holandês, francês e alemão. Entre eles, 'Bandeira branca', 'O Carro dos Milagres', 'Maria de Todos os Rios', 'A terceira dimensão da mulher', 'Cancioneiro de Dalcídio', 'Prosa e poesia', 'O transtempo', a teatralogia 'Verdevagomundo', 'O Minossauro' , 'Aquele Um' e 'O Homem Rio'.


Aos 84 anos de vida o escritor, advogado, jornalista e político reconhecido em todo o mundo Benedicto Monteiro nos deixou vítima de um câncer nos ossos. ‘O Homem Rio’ morreu nos deixando uma lição de vida, a de que nossos sonhos não são meros desejos hipotéticos, mas sim, pensamentos que se tornam realidades quando queremos.


Benedicto Monteiro nasceu em 1° de março de 1924 em Alenquer e morreu em 21 de Junho de 2008 em Belém do Pará.




Seu corpo foi cremado e suas cinzas jogadas nas águas do rio Surubiú, segundo sua vontade.


Isaac Senna.






sexta-feira, 20 de junho de 2008

Meus caros amigos,

Há muito tempo vinha traçando planos para criar uma página na internet minha, até mesmo para exercitar aquilo que mais gosto de fazer: Ler e Escrever.

Bom. O tempo se esvaia e me questionava: Quando, ‘por que e o que falta’ para fazê-lo?

Resolvi então criar coragem e hoje nessa noite, apresento para todos meu espaço na “NET” – como a maioria costuma dizer - e espero que o conteúdo que será publica aqui, possa chamar tua atenção.

Minha intenção não é tão somente postar informações corriqueiras, mas sim, assuntos curiosos, engraçados, tolos, sérios, dramáticos ou mesmo lúdicos, de modo que chame sua atenção.

ÁH! Outra coisinha! Meus amigos conterrâneos terão seu espaço privilegiado nesse blog, sempre que puder, publicarei informações – espero que sejam as melhores – de minha hospitaleira cidade ALENQUER.

Sejam bem vindos!